Prefeitos e gestores de oito cidades do Centro-Oeste de Minas estiveram por dois dias, em Ipatinga para conhecer práticas bem-sucedidas adotadas pelo município em relação ao licenciamento ambiental e que têm sido referência na região e no Estado.
O prefeito Gustavo Nunes recebeu em seu gabinete, na tarde de terça-feira, representantes de Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Itaúna, Bom Despacho, São Gonçalo do Pará, Lagoa da Prata, Cláudio e Carmo do Cajuru.
Durante o encontro, ao lado de técnicos, o chefe do Executivo ipatinguense destacou a importância do licenciamento ambiental para o desenvolvimento sustentável das cidades e apresentou as políticas públicas implementadas pela prefeitura para garantir o cumprimento das normas mais atualizadas sobre o assunto. A comitiva do Centro-Oeste teve a oportunidade de conhecer as ferramentas e técnicas utilizadas pelo governo local no processo de licenciamento ambiental, bem como as medidas adotadas para fiscalizar e monitorar as atividades econômicas que possam impactar o meio ambiente.
Os gestores ficaram positivamente impressionados com o trabalho e se dispuseram a adotar ações e metodologias semelhantes em suas cidades, fortalecendo a cooperação entre os municípios no que diz respeito ao tema.
O secretário de Governo de Ipatinga, Everton Campos, destacou que o licenciamento ambiental é um instrumento fundamental para garantir que as atividades econômicas sejam realizadas de forma sustentável, sem prejudicar o meio ambiente. “A adoção de políticas públicas eficazes nesta área é essencial para garantir que as atividades econômicas sejam realizadas de forma responsável, sem comprometer ou agredir os recursos naturais. E, nesse sentido, a troca de experiências é sempre muito benvinda. Temos feito tudo ao nosso alcance, adotado procedimentos administrativos bem específicos para prevenir danos e diminuir os impactos que certos empreendimentos podem provocar”, assinalou.
Reunião do Cimva
Na manhã desta quarta-feira, 12, a comitiva de prefeitos e assessores do Centro-Oeste esteve participando também de uma reunião na sede do Cimva (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço), no Iguaçu, acompanhando uma explanação técnica mais ampla sobre o processo de licenciamento ambiental. O modelo de gestão que é implementado em Ipatinga é uma das referências na macrorregião. Na ocasião, os prefeitos visitantes também puderam acompanhar uma apresentação sobre a estrutura do Consórcio e suas atividades.