O sucesso de o 1o Encontro de Recursos Humanos do Vale do Aço deixou aquele gostinho de quero mais e os organizadores, A Negócios Já! Assessoria Empresarial, Coach Gestão de Talentos, Grupo Exponenciar, Lince consultoria e o Grupo de Especialistas em RH do Vale do Aço indicam que 1º de Junho será a data do 2º encontro.
Por mais de duas horas de debates, ficou a sensação dos que estiveram no início do mês, no campus do Horto, em Ipatinga, da Faculdade Pitágoras-Anhanguera que esse encontgro seria o primeiro de muitos outros. O tema em voga foi “Recrutamento e Seleção – Desafios e Tendências” que, pela complexidade deverá ser, pelo menos parte, do que será abordado no próximo.
o 1º encontro
A parceria com a Faculdade Pitágoras-Anhanguera foi essencial para que novos atores se incorporassem ao debate: os acadêmicos de adminstração e Psicologia. Para Mércia Pena, a academia sempre estará aberta para a discussão dos temas que envolvem o mercado de trabalho. “o campus tem que estar em movimento, sendo crítico, sendo provocado a participar das principais discussões da sociedade”, observa a educadora.
Para Juliana Hott, especialista e uma das debatedoras, os problemas de mão de obra trazem transtornos tanto para empresários, candidatos e recrutadores. “Encontrar os profissionais que a gente precisa para atuar nas nossas empresas é o grande desafio. Esse é um assunto muito falado, muito discutido nas mídias, nos grupos, entre profissionais, entre gestores e nunca se esgota, uma vez que as dificuldades permeiam o mundo corporativo e afetam, sobremaneira, o futuro de muitos negócios. Outro aspecto é o quanto essas dificuldades impactam na expansão dos negócios, sobretudo, a escassez de mão de obra, mais potencializada em nossa região, que é polo industrial”, observa a especialista.
Para Francine Araújo, executiva de RH do Grupo Exponenciar, uma das idealizadoras e debatedoras do encontro, a iniciativa de se realizar esse evento surgiu da grande dificuldade que o setor de RH passa para encontrar profissionais para as diversas áreas na região. “Não são dificuldades exclusivas do Vale do Aço, mas eventos como a reforma do alto forno 3 da Usiminas, torna-se ainda mais crítico o problema”, opina a executiva.
Já Luciano Araújo, presidente da Provest Uniformes, é uma oportunidade muito interessante você vir à academia e debater sua experiencia prática de vida e na sua empresa, junto com todos os conceitos do meio. “Essa troca é muito rica e importante, uma vez que a gente tem a oportunidade de mostrar as dores do empresário para captar e contratar mão de obra qualificada que possa tornar seu negócio cada vez mais competitivo. É fundamental ter, aqui, a oportunidade de oferecer essa visão para o estudante sobre o que a empresa valoriza para contratar um novo colaborador”, observa o empresário.
Tanto acadêmicos quanto profissionais de RH presentes participaram intensamente do debate. Para Augusto Pacífico, empresário e psicólogo, há uma visão questionável sobre o nível de interesse dos jovens em relação ao mercado formal de trabalho. “A questão em voga é o que as empresas fazem para se tornar atraentes para esses jovens e o quanto estão dispostas a investir nisso”, questiona o especialista.
Para Karenina Cruz, gerente de RH de uma empresa de logística do Vale do Aço, a respeito da retenção de talentos, o gestor tem que sentir “na pele” as dificuldades enfrentadas pelos colaboradores no seu dia a dia, indo direto ao local onde as operações de rotina acontecem. “Para proporcionar soluções para problemas apresentados por equipes ou membros de equipes já fui acompanhar -in loco- manutenções em caminhões, por exemplo, para entender as dificuldades que determinado colaborador estava enfrentando. Essa é uma forma que demonstra o quanto estamos comprometidos com a manutenção do turn over em níveis baixíssimos se comparados a empresas do mesmo segmento”, observa a especialista.
Estiveram presentes mais de 150 participantes entre profissionais de RH, empresários e acadêmicos. O evento contou com o apoio da Patty Publicidade, Rádio 97FM, TV Gazeta Vale do Aço, Diário do Aço e Agência Web Design Faustini. O 2º encontro está previsto para 1º de junho.