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Paraíso desenvolve projetos de incentivo à leitura nas escolas

Aproveitando as comemorações da Semana do Livro, a Prefeitura de Paraiso vem realizando um grande projeto de incentivo à leitura entre os alunos das escolas públicas, principalmente aquelas dos chamados anos iniciais do ensino fundamental. Segundo dados do Ministério da Educação, o percentual de crianças com dificuldade para ler e escrever passou de 15,5% para 33,8% em apenas dois anos, em razão da pandemia de Covid-19. Segundo a secretária Municipal de Educação, Janice Alves, a leitura é incentivada diariamente na vivência das escolas para que a prática se torne habitual na rotina dos alunos. “Todas as turmas perpassam pela biblioteca executando um trabalho específico de leitura. Porque nós entendemos que a literatura infantil é uma forte ferramenta, indispensável no processo ensino-aprendizagem”, apontou.

Um dos projetos é o Leitura Deleite, que acontece às sextas-feiras, em todas as unidades escolares. “Os alunos maiores fazem a leitura de textos, através de apresentações e dramatizações. Já os menores, que ainda não sabem ler, realizam pseudoleitura, que é fazer a leitura por meio do reconhecimento de imagem ou daquilo que chama a atenção do aluno”, relatou Janice. Além da leitura, os alunos recontam as histórias lidas por meio de desenhos e os apresentam para todas as turmas das escolas. Desta forma, a criança desenvolve a imaginação, emoções e sentimentos de forma intensa e significativa.

Já o Mala Viajante consiste em disponibilizar para os alunos livros de literatura infantil periodicamente para que as crianças da unidade leiam em casa com o auxílio da família. “Essa maleta viajante é confeccionada dentro da própria escola, junto com os alunos, e em casa com as famílias apoiam a leitura, ajudam os alunos a fazerem a leitura destas obras literárias”, contou Janice. Em novembro, é realizada a feira literária, na qual os alunos apresentam todas as ações e trabalhos que foram desenvolvidos durante o ano.

Estudos apontam que ter o hábito de leitura estimulado desde cedo promove inúmeros benefícios para a criança, que desenvolve melhor as funções cognitivas e sociais. A professora da rede municipal e escritora de histórias infantis Márcia Matos, destacou a importância das ações de incentivo à leitura nas escolas no aprimoramento dos sentidos dos alunos. “Acessar o universo das histórias ativa a imaginação, amplia o repertório e cria condições favoráveis para a criança desenvolver sua criatividade, melhorar o seu relacionamento no aspecto social, desenvolver a sua imaginação e ampliar o seu vocabulário”, disse.

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