Com o fim, de vez, da pandemia, grupos de voluntários estão, aos poucos, retomando as visitas que faziam antes de 2020 no Hospital Municipal Eliane Martins, em Ipatinga. Algumas atividades desenvolvidas pelos grupos incluem leitura, conversar, orações, momentos de descontração ou simplesmente oferecer uma escuta atenta e um ombro amigo.
Segundo a assistente social Micheline Sampaio, responsável pela coordenação do grupo de humanização do Eliane Martins, as visitas voluntárias são uma atividade muito valiosa e importante, pois oferecem aos pacientes a oportunidade de ter companhia, conversar e receber um pouco de carinho e atenção. “Muitas vezes os pacientes podem sentir-se solitários, ansiosos ou deprimidos, e a presença de um voluntário pode fazer uma grande diferença em sua recuperação”, comentou.
Micheline ressalta ainda que é importante ressaltar que as visitas voluntárias devem ser feitas de forma responsável e seguindo todas as regras e normas do hospital. Os visitantes devem ser treinados e orientados sobre como agir em situações específicas, como respeitar a privacidade dos pacientes e seguir todas as medidas de segurança e higiene necessárias para evitar a propagação de doenças.