BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã de Ipatinga tem novo titular

O coronel reformado da Polícia Militar, Warley Geraldo Silva, assumiu no início deste mês o comando da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) de Ipatinga. Entre os novos desafios da pasta está a missão de colocar em funcionamento a Guarda Civil Municipal, uma das principais bandeiras do prefeito Gustavo Nunes para a área. Outras responsabilidades da Secretaria incluem a gestão do Departamento de Segurança, que gere as ações da Defesa Civil, Vigilância Patrimonial e Fiscalização de Posturas, Convivência Cidadã, Fiscalização e Educação do Trânsito e Procon.

Perguntado sobre as ações que pretende implementar à frente da Secretaria, Warley considera a capacitação do servidor municipal como uma das principais. “Iremos adotar ações estratégicas alinhadas com o Governo, principalmente quanto à valorização do servidor integrante da Sescon, uma vez que o capital humano é o nosso bem mais precioso”, pontuou Warley.

Ele citou também a importância da implantação da Guarda Civil Municipal. “São vários os desafios, e entre eles está a entrega da Guarda Civil Municipal, que deverá estar formada até o final de 2023. Os objetivos serão cumpridos com muito trabalho em equipe, dentro dos cronogramas previstos”, projeta.

O processo de instalação da Guarda Civil Municipal já está bastante avançado. Os aprovados na prova escrita agora passam pelos testes físicos, que estão sendo realizados na Associação Esportiva e Recreativa Usipa. A previsão é que a partir de junho os aprovados iniciem o curso de formação e estejam em treinamento, para que no mês de novembro possam estar atuando oficialmente. O governo também segue na busca de recursos para reconstrução e reparo dos danos causados pelas chuvas no município, além de buscar maior proximidade e apoio da Defesa Civil a nível estadual e federal.

Trajetória

O coronel Warley Geraldo Silva chegou ao Vale do Aço em 1999, atuando inicialmente como 1º tenente no 14º BPM, onde serviu por 12anos. No ano de 2012 foi transferido para a 12ª Região de Polícia Militar, onde trabalhou como assessor do Serviço de Operações, já no posto de major. Na sequência, ele comandou a então 12ª Companhia de Policiamento Ambiental e Trânsito Rodoviário, função privativa de tenente-coronel, no ano de 2017.

Em dezembro de 2018, Warley foi promovido a tenente-coronel e designado para comandar o 58º Batalhão, com sede em Coronel Fabriciano, onde atuou por um ano e oito meses. Em setembro de 2020, retornou para o 14º BPM, agora como comandante, ali permanecendo por um ano e 11 meses. No dia 2 de agosto de 2022, o oficial foi transferido para a reserva remunerada da PMMG, como coronel.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM