Um grande mutirão de limpeza está acontecendo nos quatro cantos de Fabriciano visando acabar com os criatórios de larvas do mosquito Aedes Aegypt. A ação coordenada pela Secretaria de Saúde, foi abraçada pelos moradores que frequentam os polos do Programa Mexa-se e voluntários de todos os cantos.
A ação tem por meta reduzir os dados de arboviroses no município e consequentemente os casos de internação, principalmente por Dengue. Neste primeiro trimestre a cidade contabilizou 394 notificações de casos suspeitos de dengue. 73 foram confirmados, 09 de Chikungunya com 37 notificações.
Até o momento, foram recolhidos mais de 135 mil inservíveis. Ano passado, durante toda a gincana, foram mais de 400 mil objetos. Na lista estão pneus velhos, garrafas pets de todos os tamanhos, utensílios abandonados de vidro, plástico e metal e uma gama de outros materiais que acumulam água ao ar livre.
“Até o momento a situação está sob controle. Não temos uma epidemia e isso se deve aos mutirões que temos realizado e que nos ajudam a acabar com os criatórios do mosquito”, afirma Vânia Tavares, Gerente de Vigilância em Saúde.