A Prefeitura de Timóteo anunciou nesta terça-feira, 13, que o Hospital Vital Brazil terá um nova entidade mantenedora à partir de 11 de abril. Nessa data, a Fundação São Francisco Xavier deixa de dirigir o centro médico, passando a responsabilidade para a organização social de saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), sediada em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
A instituição já atua no município, sendo a atual responsável pela operacionalização da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, no Primavera. De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Morais, o motivo determinante para a mudança foi referente à remuneração da organização gestora, tendo vencido o procedimento de contratação aquela que apresentou a proposta economicamente mais interessante para o Município.
Segundo ainda o secretário, durante o período de transição entre as mantenedoras não haverá interrupção dos serviços assistenciais à população e o Hospital de Timóteo continuará sendo referência regional nos atendimentos de média complexidade e maternidade de acordo as normas do SUS. Ao longo desse tempo, o HMTJ, novo mantenedor, abrirá processo seletivo para a contratação de profissionais, sendo que aqueles que fazem parte dos quadros atuais do Vital Brazil e tiverem interesse poderão ser reaproveitados.
Morais agradeceu a FSFX pelo tempo em que esteve à frente do Vital Brazil (desde 2020) .“É preciso agradecer pela parceria e empenho ao longo desses dois anos e meio em que a instituição esteve à frente do Vital Brazil .Tenho certeza de que a transição será feita de forma respeitosa, harmônica e com total transparência”.