Com uma frota de 46 mil veículos e estimativa de arrecadar mais de R$ 20 milhões, a Prefeitura de Fabriciano iniciou uma campanha para incentivar o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2023. O objetivo é reduzir a inadimplência, que historicamente tem ficado na faixa de 25% e aumentar o número de veículos emplacados na cidade.
Embora seja um imposto estadual, metade do valor arrecadado com o IPVA vai para o município onde o veículo foi registrado, licenciado e emplacado. O montante é assim repartido: 20% vão para o Fundeb, 40% vão para o Estado e os 40%, para o município.
O secretário de Governança Financeira e Orçamentária, Wander Ulhôa, explicou que a proposta é sensibilizar o cidadão dos benefícios e impactos que a sua contribuição pode gerar. “O IPVA é um tributo de caráter obrigatório e o não pagamento do mesmo pode acarretar em diversos problemas ao proprietário do veículo. Em Fabriciano, cuja boa parte de nossa renda provém de transferências, é uma receita importante para a cidade.”