BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Equipe médica explica quadro clínico de Chico Ferramenta

A situação clínica do ex-prefeito Chico Ferramenta é grave, inspira máximos cuidados, mas o paciente tem sim, chances de se recuperar, apesar de ser prematuro qualquer diagnóstico sobre quanto tempo isso pode levar. Essa é a conclusão da equipe médica do Hospital Municipal Eliane Martins, em Ipatinga, que concedeu entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 28, para falar sobre o assunto.

O grupo, formado pelos médicos José Silveira, coordenador da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ; José Roberto Batista, intensivista/diarista e Rodrigo Machado, que ocupa a mesma função. Durante a coletiva, eles deixaram claro que o estado de saúde de Ferramenta é grave, principalmente depois de ontem (segunda-feira, 27), quando foi acometido de embolia pulmonar e parada cardíaca. O ex-prefeito está internado desde o último dia 18, acometido de uma pneumonia aspirativa. Segundo os médicos esse quadro é um tipo de infecção nos pulmões, bem mais grave que uma pneumonia comum. A situação, segundo eles, exige plenos da equipe médica, com monitoração constante, o que o levou a ser levado para a UTI.

Além disso, ele vem tomando doses maiores de antibióticos, visando combater a infecção microbiana difusa que o atinge e que piora em pacientes com quadro de saúde mais fragilizado, como é o caso de Ferramenta, que além desses problemas, está acometido do Mal de Alzheimer, um transtorno neurodegenerativo progressivo. E se não bastasse tudo isso, Chico Ferramenta vem, há alguns anos, lutando contra os efeitos de uma pancreatite, que lhe obrigou a extirpar o pâncreas. Em 2022, ele sofreu uma fratura resultante de uma queda e ficou acamado.

Representando a família, o jornalista e assessor da esposa de Chico, a vereadora Cecília Ferramenta, Jackson Goulart, deixou claro que o prefeito vem recebendo o melhor tratamento possível, mas que não tem qualquer privilégio sobre os outros pacientes que também estão internados na casa de saúde. “A família não só agradece, mas enaltece o empenho, a transparência, a competência e o acolhimento de toda a equipe que trata do Chico (Ferramenta), assim como tratam todos os pacientes do hospital, sem qualquer privilégio em função da figura pública que é”, assinalou Jackson. .

Segundo os médicos que acompanham o ex-prefeito, ele foi submetido a uma tomografia de tórax para avaliar a extensão dos danos causados pela parada cardíaca e também uma tomografia cerebral, que apresentou o mesmo quadro de outro exame realizado anteriormente. De acordo com os médicos, novos exames devem ser feitos nesta quarta-feira e a esperança de todos é que ele responda à medicação à qual vem sendo submetido.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM