Uma campanha, que visa atrair as doações de valores que seriam pagos ao Imposto de Renda, vem atraindo o apoio de contadores de Fabriciano, que atenderam ao convite para Prefeitura para um encontro esta semana. A ideia é que esses profissionais trabalhem no convencimento de seus clientes a destinarem parte do imposto devido à Receita Federal para instituições que apoiam crianças e adolescentes no município. Por meio da renúncia fiscal, o Governo Federal permite que os contribuintes que têm tributos a pagar possam destinar até 6% para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).
Segundo dados da Prefeitura, o trabalho, que vem sendo feito ao longo dos últimos anos, tem dado tão certo, uma vez que o volume arrecadado ano a ano pelo fundo vem crescendo substancialmente: em 2017, primeiro ano da campanha, o valor repassado ao FIA foi de R$ 300 mil; já em 2022, o montante chegou a R$ 5 milhões. O dinheiro é integralmente repassado às instituições por meio de projetos aprovados junto ao poder público.
Além de não custar nada ao contribuinte, a destinação ao FIA traz benefícios para a cidade que vão além da Assistência Social. “Quando ajuda as entidades, o contribuinte ajuda as crianças e adolescentes a terem um futuro, tirando da marginalidade e dando a elas uma profissão. É um dinheiro bem empregado, que gera mais renda, combate à violência e a miséria também”, destacou o vice-prefeito Sadi Lucca.