Pela segunda vez em 2023, a Rota do Mutum, roteiro turístico que promove empreendimentos de Ipaba, realizará, neste sábado, uma atividade voltada para influenciadores digitais, representantes da imprensa, instituições parceiras, empreendimentos de negócios e turismo do Vale do Aço. Durante todo o dia, a delegação, com cerca de 30 pessoas, visitará aos atrativos turísticos e produtores rurais do município, sendo para muitos uma oportunidade, inédita, de conhecer e promover, posteriormente, o roteiro. O percurso total da rota é de, aproximadamente, 50 Km na área rural do município de Ipaba.
Segundo Ana Cleide dos Santos, organizadora do passeio, a experiência unirá a produção artesanal às mineirices, à gastronomia e à ecologia, valorizando a tradicão, o patrimônio cultural e a natureza. “Vamos passar por diversos locais, como a Trilha Ecológica da Fazenda Macedônia, a fábrica do Palmito DoceVida e a Pousada e Restaurante Maria Emília, que vale a pena visitar e apreciar, descobrindo a beleza das paisagens e conhecendo as histórias e costumes locais”, explicou. Ana Cleide explicou ainda que o nome da rota é inspirado no Projeto Mutum, desenvolvido pela Cenibra, na Fazenda Macedônia, para preservação da ave que habita as montanhas de Ipaba, configurando o local como maior habitat do mutum no mundo.
A Rota do Mutum foi lançada em 2019 e é uma iniciativa desenvolvida pela parceria entre o Projeto Turismo no Vale e pela empresa Ana Cleide Eventos Exclusivos, com o apoio da Prefeitura de Ipaba e da Cenibra. O roteiro turístico foi elaborado depois de uma missão técnica realizada em Venda Nova do Imigrante, onde foi identificada a similaridade entre os destinos. Contato para mais informações: Ana Cleide Eventos Exclusivos (31) 98790-3061.
O Press Trip (Viagem de Imprensa em tradução literal), marca o início do Projeto Festival Rota do Mutum, proposto e aprovado pela empresa DoceVida Indústria e Comércio de Alimentos, no Edital Doce da Fundação Renova, visando apresentar os atrativos e produtos turísticos rurais do município para incentivar o desenvolvimento dos pequenos negócios e a geração de renda.