Já está aberto o prazo para que as pessoas que trabalham no setor cultural em Fabriciano possam fazer o seu cadastro na Diretoria de Cultura da Prefeitura. A iniciativa visa traçar um panorama detalhado e atualizar dados do segmento na cidade, com dados e contatos de profissionais, área de atuação, necessidades da categoria dentre outros.
O preenchimento é rápido e permite anexar informações como trajetória artística e fotos de obras já realizadas. Não há faixa etária mínima para se inscrever.
Segundo a coordenadora de Cultura, Bia Antunes, é fundamental que artistas, produtores culturais, atores, dançarinos e todos os outros que vivem da arte façam o cadastro. O objetivo é formar e manter um banco de dados atualizado e online, de forma prática e acessível, sistematizando as informações para o desenvolvimento de projetos e ações. Ele explicou ainda que o Cadastro Cultural vai ajudar o município a conhecer onde estão seus artistas. “Nosso objetivo é conhecer essas pessoas, proporcionar capacitações, incentivar o trabalho e também ajudar a divulgá-lo”, explica.
Por meio dos dados obtidos, a Prefeitura poderá verificar os principais aspectos de oferta e demanda culturais, absorvendo parte dos serviços disponíveis em projetos como eventos, feiras, palestras e capacitações, além de promover os artistas locais.