Mais de 130 artesãos já foram cadastrados na área de abrangência da Região Metropolitana do Vale do Aço no Sicab (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro). Até o momento, já foram formalizados profissionais do setor que atuam nos municípios de Córrego Novo, Santana do Paraíso, Marliéria, Mesquita, Naque e Timóteo. O trabalho é realizado pela Armva (Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço).
Por meio do cadastramento, os artesãos obtêm a Carteira Nacional do Artesão, que é um documento físico, gratuito, válido em todo o território nacional e que formaliza a atividade artesanal. Com o documento em mãos, o artesão cadastrado passa a ter benefícios como acesso aos cursos de capacitação, feiras e eventos apoiados pelo governo estadual e pelo PAB (Programa do Artesanato Brasileiro).
Segundo a assessora técnica especializada em Desenvolvimento Econômico, Fabiana Souza, a Armva, alinhada às diretrizes do Governo de Minas, considera o artesanato como um segmento relevante para a economia no desenvolvimento econômico e social dos territórios, incluindo o Vale do Aço. “Nosso trabalho é apoiar, via cadastramento, o desenvolvimento e promoção das atividades artesanais por proporcionarem a valorização dos profissionais da região, elevando o nível de trabalho, social e econômico, bem como promovendo o entendimento de que o artesanato é empreendedorismo, visto que ele fomenta a economia local, gera emprego e renda, destaca a arte local e estimula a compra consciente”, pontuou. Para as prefeituras ou associações e cooperativas que possuam interesse em realizar o mutirão de cadastramento, deverá ser enviado e-mail para comunicacao@agenciarmva.mg.gov.br.