HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

A guerra vai começar!

Chegada da rede de Drogarias Araújo, gigante na região metropolitana da capital, vai gerar concorrência ainda maior com redes locais.

A Araújo, maior rede de drogarias de Minas Gerais, celebra 117 anos com a inauguração da sua 1ª loja na região metropolitana do Vale do Aço, na última quinta-feira(09). O endereço, nada mais que emblemático que começar por coronel Fabriciano, na Rua Maria Mattos, em frente aos supermercados Coelho Diniz. A Araújo é a maior rede de drogarias de Minas Gerais e está presente em mais de 50 municípios de Minas.

Este ano, aproximadamente R$ 100 milhões estão sendo investidos no projeto de expansão da rede, que envolve o crescimento em todo o estado de Minas Gerais.  A previsão é de que 50 novas lojas sejam inauguradas no estado apenas em 2023.

A loja de Coronel Fabriciano é a primeira da Drogaria Araujo no Vale do Aço e, segundo o gerente de expansão e novos negócios da Araujo, Alexandre Costa, vários são os motivos para o investimento na região, que, especialmente pela presença de empresas de siderurgia e outras indústrias, vem crescendo consideravelmente e atraindo outras redes varejistas. “O PIB per capita da região cresceu bastante nos últimos anos. Além disso, a logística é um ponto importante, uma vez que a 381, que liga BH à região, vem passando por melhorias constantes”. Ainda segundo Alexandre, a previsão é de que outras lojas sejam inauguradas na região nos próximos meses.  “Estamos focados especialmente em Timóteo, Fabriciano e Ipatinga e a previsão é de abertura de 12 lojas nessas cidades no médio prazo. No longo prazo envolveremos também Governador Valadares, mas sem data definida para inauguração”. Cada loja Araujo gera, em média, 30 empregos diretos.

Disputa de redes

A vinda da Drogaria Araújo vem acirrar uma disputa de grandes redes que se iniciou há pelo menos 03 anos. Com a expansão da “Indiana”, a Drogasil rede paulista que já fincou bandeira em Ipatinga precedida pela, também paulista, Drogaria Pacheco, impõe um nível concorrencial cujos efeitos colaterais são sentidos pelas lojas de bairro. Ainda resiste algumas pequenas redes locais como a decana São José, cujo fundador, o saudoso, Sr. Helvécio Tomaz Martins, pioneiro do Vale do Aço, a Drogaria Hebinho, a Big Vale e as diversas com uma única loja.

Contra-ataque

Esse movimento impõe, em futuro próximo, uma concentração de mercado que, no passado, foi combatida pelas associações centrais de compra que reuniam, sobre um mesmo CNPJ, grupos de farmácias de bairro que, por meio do processo de unificação de negociações com os grandes laboratórios, conseguiam fazer face ao poder econômico das grandes redes.

O problema é a longevidade dessas iniciativas. A manutenção da coesão de culturas de diversos empreendedores não tem sido uma tarefa fácil. Com o tempo, conseguir eliminar as arestas, dirimir conflitos, conciliar interesses fazem com que essas iniciativas desapareçam e, em momentos de dificuldades, elas ressurgem – todavia, mais desgastadas.

“Invasão”

A implantação da primeira loja da Araújo não significa movimento lento ou que esse será único. Ipatinga e Timóteo estão na sequência e a expectativa que isso venha acontecer ainda nesse ano. Fontes dão conta que Timóteo será agraciada com uma unidade e Ipatinga, em até 02 anos, 02 de 06 lojas sejam inauguradas (Avenida Brasil no Iguaçu e Simon Bolívar poderão ser as primeiras). Para Luciana Moreira, gerente e farmacêutica da loja a recepção dos consumidores não poderia ser maior. “Estamos nos sentindo muito bem acolhidos pela cidade. Sou de Belo Horizonte, estou vindo de mudança (e tudo). Vejo que a chegada da nossa rede vai oportunizar aos moradores da cidade a oferta de uma gama de produtos e serviços não habitualmente ofertados”, comemora a executiva.

História

Fundada em 1906, é também uma história de pioneirismo e compromisso com o cliente. Foi a Araújo a primeira drogaria com serviço drive-thru, a primeira rede do país no modelo drugstore e o primeiro plantão 24 horas da cidade. Quando o assunto é inovação e serviços que tornam a vida das pessoas melhor, a Araújo chega sempre na frente.

Em 2022, a Araújo alcança 44 cidades em Minas Gerais, com 280 lojas ofertando um mix com mais de 20 mil produtos, que incluem a sua marca exclusiva Mió, que já conta com mais de 130 opções de itens variados.

O site, app e a presença nos principais marketplaces levou a Araújo mais longe, com entrega para todo o Brasil. E o Clique Retire trouxe agilidade e comodidade para os clientes.

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM