A vereadora Cida Lima, de Ipatinga, esteve esta semana em Belo Horizonte, onde cobrou diretamente da diretoria do Ipsemg (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais), melhorias no atual sistema de atendimento dos beneficiários do instituto na rede credenciada, principalmente no Hospital Márcio Cunha (HMC). Segundo a parlamentar, estão cada vez mais frequentes as dificuldades para se marcar consultas e exames no HMC, principalmente devido a restrições de quotas, impostas pelo Ipsemg. Segundo Cida Lima, em alguns casos, a espera por uma vaga chega a levar 90 dias.
“Temos recebido inúmeras reclamações, como cancelamento de atendimento de médicos especialistas ou de exames sem comunicado prévio aos beneficiários. Por isso, notificamos as entidades envolvidas na situação (HMC e Ipsemg), solicitando atendimento suficiente e digno aos usuários do Instituto”, cobrou a vereadora durante a reunião.
Falando em nome do Ipsemg, o diretor de políticas de saúde, Pedro Diniz, afirmou que, entre os problemas apresentados, há o controle do teto no orçamento do instituto e a dificuldade de marcação de consultas no sistema do HMC, mas que o contato com o hospital já foi realizado no intuito compreender as incompatibilidades. “Reconhecemos que há oferta limitada frente à demanda, mas já estamos em contato com o hospital para sanar as dificuldades de agendamento. Também solicitamos a documentação necessária para a ampliação da cota orçamentaria”, explicou.
Na avaliação da vereadora, a reunião foi positiva. Ela destacou também a importância do instituto e reafirmou seu compromisso com as pautas da categoria. “O Ipsemg uma conquista dos trabalhadores, por isso batalhamos para que o atendimento no HMC volte à normalidade e melhore cada vez mais. É o direito à vida e à saúde que está em jogo, por isso assumo esse compromisso”, concluiu.