BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Falta de articulação política e desgaste com a Câmara provoca mudanças na Prefeitura de Ipatinga

As recentes derrotas em votações de importantes projetos na Câmara, provocado segundo fontes, pela má relação entre o Executivo e o Legislativo, levou o prefeito Gustavo Nunes a trocar o ocupante da Secretaria de Governo, pasta responsável pelas relações entre os dois poderes. E com as mudanças, deixou o cargo Matheus Braga, que foi deslocado para a Secretaria de Relações Institucionais, entrando em seu lugar o ex-secretário de Governo de Fabriciano e ex-superintendente-geral da AMM (Associação Mineira dos Municípios), Everton Campos. Ao lado de Nunes, ele realizou a primeira reunião de trabalho nesta sexta-feira, onde se encontrou com os principais membros do chamado primeiro e segundo escalões.

De acordo com o prefeito, a ideia de trazer Everton para compor a gestão já vinha sendo estudada há algum tempo. “Nesse período, preparamos a secretaria para a chegada do Everton, e sabemos que trata-se de um profissional que tem muito a contribuir e somar com a equipe da PMI, devido ao seu potencial técnico e político”, pontuou Nunes. Para Everton, um dos principais desafios em nova empreitada, é buscar em conjunto com o prefeito e todo corpo administrativo as respostas e soluções para problemas enfrentados há muitos anos no município e de grande espera pela população, além de desenvolver ainda mais a interação entre os poderes Legislativo e Executivo, sempre de maneira transparente e harmônica, de modo a promover o crescimento contínuo da cidade, com novas ideias e projetos que tragam efetiva contribuição ao desenvolvimento e bem-estar dos cidadãos.

Bastidores políticos agitados
No meio politico, Everton é considerado uns dos melhores articuladores políticos do estado neste momento. E é com essa expectativa de interlocução e de retomar as boas relações que ele foi convidado por Nunes, que amargou no últimos meses derrotas como a não eleição de seu candidato a presidente da Câmara, Adiel Oliveira e a pior de todas, a redução de 25% para apenas 5% do percentual de livre remanejamento orçamentário. De acordo com uma fonte ouvida pelo Portal N. o ex-secretário Matheus Lima Braga não tinha um bom trânsito entre os atuais vereadores, o que atrapalhava, e muito, o diálogo para a aprovação de projetos pelo Legislativo.

Somando-se a isso, ele vivia na sombra do ex-secretário Robertinho Sares, que era considerado um bom articulador, sendo até mesmo “querido” por muitos dos vereadores. Robertinho deixou o governo em abril de 2022 para tentar uma vaga como deputado federal, mas ficou apenas como segundo suplente de sua legenda, o Avante. Após a derrota, Robertinho e Nunes chegaram a negociar a volta ao governo, mas, apesar das boas relações pessoais, ambos tiveram um rompimento político. O principal motivo seria que Nunes não queria mais dar a Robertinho os poderes de “primeiro ministro” que ele tinha antes de deixar o cargo. Agora, Everton terá a missão de preencher esta lacuna.

Experiência

Natural de Vargem Alegre, Everton Campos tem especialização em Administração Pública. Até 2022 ele era secretário de Governança Política de Fabriciano. Também prestou consultoria na área de gestão para diversas prefeituras; atuou como coordenador de Projetos da Amva (Associação dos Municípios do Vale do Aço); foi diretor de Cultura na Prefeitura de Ipatinga (2006-2008) e membro do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, sendo um dos articuladores para reativação da entidade na regiã

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM