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Açucena, Periquito e Belo Oriente sofrem com picos constantes de energia elétrica

As constantes queda de energia, que vêm se tornando cada vez mais frequentes, tem gerado um clima de descontentamento nos moradores de Belo Oriente, Periquito e Açucena com a prestação do serviço por parte da Cemig, empresa concessionária do serviço de energia elétrica em 774 dos 853 municípios de Minas, que juntos englobam cerca de 9 milhões de habitantes.

Os picos, antes comuns apenas em períodos de relâmpagos e trovoadas, agora fazem parte do cotidiano destes municípios, chova ou faça sol. A reclamação mais frequente é relacionada aos danos causados em equipamentos elétricos e eletrodomésticos.

Tiago Chaves, tem uma oficina mecânica no distrito de Cachoeira Escura, em Belo Oriente, e convive com os riscos desta oscilação de tensão, quando a energia volta repentinamente. “Recentemente, um dos elevadores [de veículo] estava suspenso e a luz acabou. Minutos depois, ela voltou e o equipamento desceu subitamente e atingiu em cheio o braço do mecânico, que foi encaminhado ao hospital e afastado naquele dia. Graças a Deus, não houve maior gravidade”, lembrou.

Em Açucena, os moradores registraram cinco quedas no fornecimento em menos de quatro horas, na sexta-feira, 10. “Eu já nem sei o que fazer, pois isso é quase diário aqui. A gente liga e é uma enrolação danada”, reclamou o aposentado Márcio Alvarenga. Situação similar, relatada por belorientinos residentes no distrito de Bom Jesus do Bagre, da conta de “picos de energia” a cada cinco minutos.

Contatada, a Cemig limitou-se a informar que os técnicos da empresa estariam apurando a situação nas três cidades.

O que a Aneel diz

A atual legislação responsabiliza a prestadora do serviço, no caso a Cemig, pelos danos aos consumidores, em casos de tempestade, descarga elétrica, oscilação de tensão, ou picos de energia. O que muitas pessoas ignoram é que o ressarcimento é um direito do consumidor, conforme regulamenta a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em até 90 dias, a partir da data provável do dano, basta entrar em contato com a Cemig e informar data, horário, unidade consumidora, marca e modelo do aparelho e os problemas apresentados, por telefone, nos postos de atendimento presencial ou via internet.

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