Com pouco mais de 25 mil habitantes, o município de Belo Oriente atingiu 100% das metas propostas pelo programa de atenção primária da saúde Previne Brasil no último quadrimestre de 2022. O desempenho garantiu à cidade o 12º lugar entre as mais bem avaliadas do Estado, sendo ainda município da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano melhor ranqueada e entre as 100 melhores do País, com a 63º colocação.
Instituído pelo Ministério da Saúde, o Previne Brasil controla sete indicadores na Atenção Básica:
Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natais realizadas;
Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
Proporção de mulheres com coleta de citopatológico;
Proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na Atenção Primária;
Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre,
Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
Para o alcançar 100% dos indicadores são avaliados se os cadastros dos usuários estão sendo atualizados diariamente pelos agentes comunitários de saúde, se o município aderiu a todas as políticas de saúde do Governo Federal e se cumpriu os indicadores estabelecidos nessas políticas como: Programa Saúde na Escola, Saúde Bucal, Extensão de Carga Horária, Proteja, entre outros.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica de Belo Oriente, Evanice Carvalho, o resultado é fruto de muito trabalho das equipes. “O alcance das metas se deve ao comprometimento das equipes de saúde da família, dos monitoramentos realizados pela SMS, as condições de trabalho estabelecidas para que fossem alcançados os indicadores, ao aumento da oferta de serviços, planejamento e muito trabalho em equipe” destacou.