A oportunidade de praticar esporte, aliado à educação e, principalmente a formação de valores para a vida tem feito a diferença para crianças e pré-adolescentes de Timóteo. O projeto, promovido pela “Ajudôu”, leva aulas de handebol para crianças da rede pública de ensino.
Além das atividades gratuitas, os alunos beneficiados não pagam nada pelos uniformes, que inclui camisa, short, meião e tênis “A entrega é um momento chave. Percebemos um aumento do desempenho e no engajamento dos alunos. Além disso, contribuem para a inclusão social e inibem atitudes de preconceito”, destaca Gunter Campos, coordenador do projeto.
Fundado em 1995 pelo professor de judô e administrador de empresas Júlio César Lana Jaques, o “Ajudôu” nasceu de uma história de superação: um acidente de carro com o fundador, que o manteve em processo de recuperação por quatro anos. Nesse período, deu aulas de judô para cerca de 100 crianças como voluntário na Fumic (Fundação Mineira da Criança) e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de Timóteo.
Desde então, segundo o projeto, cerca de 30 mil crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, já foram beneficiados gratuitamente com oficinas esportivo-pedagógicas em diversas modalidades. O projeto atual tem o patrocínio da Copasa.