Um lote de novos kits de trabalho foram entregues pela Secretaria de Saúde de Timóteo para o trabalho dos ACEs (Agentes de Combate às Endemias). Com as novas ferramentas, eles poderão ir à campo na próxima semana para fazer o primeiro LIRAa ( Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti).
Segundo o secretário de Saúde, Eduardo Morais, o trabalho dos agentes é essencial para a qualidade de vida da população e, por isso, foi necessário construir um cenário satisfatório do ponto de vista sanitário. O secretário lembrou do boletim epidemiológico divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, que apontou que o Brasil bateu recorde em mortes por dengue em 2022, com 951 óbitos e 114 em investigação. Em 2021 foram 246. A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito e se prolifera em focos de água parada
LIRAa 2023
De acordo com Ana Amélia Soares, gerente de Vigilância em Saúde, o sucesso da campanha depende diretamente da colaboração da população. “Na próxima semana, nos dias 17, 18 e 19, realizaremos o primeiro LIRAa do ano. Atualmente o município conta com 45 ACEs. Continuamos tendo problemas de recusas para entrar em alguns imóveis e como diz a campanha: enquanto você culpa o vizinho, o mosquito ganha terreno”. Ela chamou atenção para a importância do morador assumir a atitude de fazer a vistoria diária de sua casa para eliminar focos do mosquito transmissor das arboviroses.