O lançamento da primeira edição da Feira da Paz e a inauguração de um novo Centro de Especialidades Médicas (CEM) são as principais atrações das festividades de 74 anos de emancipação de Fabriciano na próxima sexta-feira, 20.
Segundo a Prefeitura, a programação da feira, que será realizada na Praça da Estação, no Centro, contará com shows de artistas regionais; prestação de serviços; atividades culturais, esportivas e área kids.
Já o CEM, que conta com 2,6 mil m² de área construída, vai integrar 24 especialidades médicas e contará com núcleos de cardiologia, reabilitação em ortopedia e fisioterapia, dentre outros. O investimento foi de R$ 12,8 milhões.
A programação começará pela manhã, com atividades de lazer e cultura abertas à população. Abrindo a festa, ciclistas de todas as idades estão convidados para participarem do Pedal da Paz. Serão 15 km de percurso, com saída e retorno à Praça da Estação. A inscrição é gratuita pelo Sympla. Às 7h, acontecerá a Caminhada da Paz, partindo da quadra poliesportiva do bairro Santa Cruz. A organização é da equipe do Mexa-se.
Enquanto isso, na Praça da Estação, acontecerá o 3º Festival Graffitaço, a partir das 9h. Sob o comando do Thiago Moska, artistas da região farão um mural que promete colorir e homenagear a cidade com muita arte urbana. As pinturas terão como o tema “prevenção da violência e promoção da cultura de paz”.
A Feira da Paz está marcada para começar às 13h, com o tradicional “Parabéns para cidade” e distribuição do bolo de aniversário. No local terá feira de artesanato e gastronomia, prestação de serviços, espaço kids e passeio motociclístico da paz. A programação segue durante todo o dia com show: Banda Carbono 14 (14h); Paulão e Banda (19h) e Gislene Andrade (21h). Também haverá a Missa Solene de São Sebastião, padroeiro da cidade.
O prefeito Marcos Vinicius explicou que o objetivo de sua gestão é celebrar a data com um evento alegre e que celebre a paz, mas sem grandes custos para os cofres públicos. “Mais uma vez, optamos por oferecer atrações para toda a família, valorizando talentos regionais e com a tradicional distribuição do bolo de aniversário da nossa cidade, que não pode faltar.”