BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Chuvas deixam desalojados em Timóteo e Fabriciano

As fortes chuvas deste início de ano no Vale do Aço, com deslizamento de encostas e aumento no nivel do rio Piracicaba e de outros cursos d´águas vem deixando em alerta máximo as equipes da Defesa Civil em Timóteo e Fabriciano. Nas duas cidades, “gabinetes de crise” foram montados e acompanham a situação 24 horas por dia, prestando toda a assistência necessária como remoção de pessoas de áreas inundadas ou com risco de desabamento, alimentação, roupas e o que for preciso neste momento.

Em Timóteo, apenas neste final de semana, foram mais de 150 milímetros de chuva, com 85 ocorrências e 36 famílias desalojadas . Com a elevação do Piracicaba, algumas casas da rua João Pedreiro, em Cachoeira do Vale, tiveram que ser evacuadas. Até o momento, 42 pessoas foram alojadas na Escola Estadual José Ferreira Maia e outras 22, moradoras do Alegre, estão com suas casas sendo monitoradas .

Segundo a Defesa Civil, três casas tiveram que ser interditadas por causa da queda de talude. Em toda a cidade foram contabilizados 25 pontos obstruídos por barreiras, sendo que no início da tarde deste domingo mais da metade desses locais já havia sido liberado pelas equipes da Secretaria de Obras.

O maior número de ocorrências foi registrado nos Bairros Ana Rita, Primavera, Alvorada, João XXIII, Vale Verde, Ana Moura, Recanto Verde, Alegre, Petrópolis e Distrito de Cachoeira do Vale. Também foram verificados 12 pontos de alagamentos, a maioria no Bairro Petrópolis e no Ana Moura onde também foi constatado o desmoronamento parcial de duas residências, sem deixar feridos.

Já na vizinha Fabriciano, para onde o Piracicaba segue após entrar no Vale do Aço, por Timóteo, o rio chegou a 7,10. Com a cheia, a inundação atingiu as ruas baixas dos bairros Manoel Domingos, Dom Helvécio (Prainha), Mangueiras e Santa Terezinha l. Até o momento, 72 famílias receberam atendimento com alimentação e apoio logístico. A ação rápida da Defesa Civil foi determinante para a desocupação de 10 imóveis de uma área de alto risco geológico no Bairro São Domingos. Parte de um dos imóveis caiu assim que o local foi esvaziado.

O ponto de apoio montado pela Prefeitura fica na Escola Municipal Boa Vista, Rua Ephrein Macedo, 616, Bairro dos Professores. O local está preparado para alimentar e abrigar desalojados, guardar materiais e documentos e socorrer com outros materiais quem precisar. Servidores da prefeitura se revezam no serviço aos desalojados.

Nas duas cidades, vistorias estão sendo realizadas pela Defesa Civil, que também prestam atendimento com orientação e apoio. Moradores que residem em áreas sujeitas a deslizamentos de encostas são orientados a se mudarem. Quem precisar pode ligar para o Corpo de Bombeiros, pelo 193 ou para o 3406-7352 em Fabriciano e 99499-2694, em Timóteo.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM