A Secretaria Municipal da Saúde de Ipatinga, divulgou nesta terça-feira, 10, o resultado do primeiro LiRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023.) de 2023. Realizado na última semana, entre os dias 3 e 6, a pesquisa apontou que a infestação na cidade foi de 4,5% ou seja: a cada 10 imóveis visitados 4,5 apresentaram algum foco da doença. O último levantamento de 2022 apontou índice de 4,4%. O ideal é que esse índice fique abaixo de 1%.
Nesta primeira verificação de 2023 foram vistoriados 4.806 imóveis na cidade. De posse dos resultados, o Centro de Controle de Zoonoses já está realizando o planejamento de várias ações nos pontos mais críticos identificados. A principal recomendação aos moradores ainda é ter atenção especial quanto aos recipientes que acumulem água, potenciais focos de proliferação de larvas. Quando não puderem ser descartados, a orientação é que sejam devidamente vedados ou tratados.
Incidência por bairros
A primeira vistoria do ano revelou os bairros e regiões que apresentaram maiores índices de infestação. Pela ordem, eles são:
Bom Jardim, Ferroviários, Horto, área industrial e região próxima à Usipa – 9,6%; Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Chácaras Oliveira e Barra Alegre – 7,8%;
Caravelas e Jardim Panorama – 7,3%;
Esperança e Ideal – 6,3%;
Vila Celeste – 5,5%;
Granjas Vagalume e Bethânia – 3,8%;
Veneza – 3%;
Cidade Nobre e Iguaçu – 2,1%;
Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro, Novo Cruzeiro e Parque Ipanema, Tiradentes e Canaã – 1,7%;
Canaãzinho e Vila Militar – 1%.