HEADER HOME – TERNIUM STJ

Defesa Civil de Ipatinga divulga balanço das chuvas

Mais de 200 milímetros de chuvas caíram sobre Ipatinga desde a última terça-feira, 3, sendo quase metade deste volume (82) apenas na quinta-feira. A informação é da DefesaCivil de Ipatinga, em boletim divulgado nesta sexta-feira. Desde o início do período chuvoso, a Defesa Civil tem atuado nas regiões mais atingidas pelos temporais. Alguns bairros como o Bom Jardim, onde há uma dificuldade maior de escoamento das águas, devido às peculiaridades geográficas, foram registrados diversos alagamentos, dentre outros sinistros. Na malha viária, um dos locais que foi bastante afetado foi a alça de acesso da avenida Manaaim entre os bairros Iguaçu e Cidade Nobre. O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, adiantou que vai assinar nos próximos dias a ordem de serviço para recuperação do local atingido.

Durante as chuvas desta quinta-feira, foram registrados alagamentos nos bairros Planalto, Iguaçu, Bom Jardim e Cariru. Quatro residências foram inundadas no Bom Jardim. Até o momento, a Defesa Civil não tem conhecimento de novos deslizamentos de taludes ou de sinistro de natureza mais grave, apesar da intensidade e volume do temporal, iniciado no final da tarde desta quinta-feira e que se estendeu até as primeiras horas da noite. As famílias que foram prejudicadas pelas chuvas estão sendo cadastradas e assistidas pela equipe de assistência social e a Defesa Civil, recebendo todo suporte necessário para sanar as necessidades sumárias.

A situação levou às ruas o prefeito Gustavo Nunes, que ao lado do secretário de Obras Públicas, Antônio Cláudio Mendes, acompanhou o trabalho da Defesa Civil em diversos locais, conversando com moradores, avaliando as avarias e traçando junto à Secretaria de Convivência e Segurança Cidadã estratégias rápidas para tranquilizar a população.

“Temos realizado doações de mantimentos, colchões e demais itens básicos para as famílias que neste momento precisam de nossa ajuda. As secretarias de Obras e Serviços Urbanos e Meio Ambiente estão realizando limpezas das ruas afetadas, desobstrução das bocas de lobos, retirada de galhos e entulhos que dificultam a passagem da água. Como já informado anteriormente, ainda há previsão de mais chuvas para os próximos dias. A Defesa Civil está trabalhando em regime de escala de plantão 24h, revezando as turmas para que ninguém e nenhum local seja desamparado. Lembrando que os danos provocados neste período chuvoso só não foram maiores graças às ações preventivas de orientação e monitoramento das áreas de risco realizadas pela Defesa Civil durante o ano inteiro. Porém, infelizmente há certas situações que não podemos evitar como, por exemplo, a elevação brusca e não prevista de volume de chuvas”, pontuou o prefeito.

A Defesa Civil segue monitorando as áreas afetadas e de riscos iminentes e  pode ser acionada pelos telefones 199 e pelo (31) 3829-8414. Este último número também atende pelo WhatsApp.

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM