Reeleito para um segundo mandato com 56,18% dos votos, ainda no primeiro turno, o governador de Minas, Romeu Zema, foi empossado neste domingo, em solenidades realizadas na Assembleia Legislativa e no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
No primeiro pronunciamento feito à imprensa, Zema agradeceu a recondução ao cargo e aos dez partidos apoiadores, e destacou a importância da adesão ao regime de recuperação fiscal que segundo ele, será fundamental para reequilibrar as contas públicas.
No discurso, o chefe do executivo estadual relembrou dos desafios enfrentados em seu primeiro governo, que começou com o desastre de Brumadinho (25/01/2018) e reforçou o compromisso, de entregar as obras dos hospitais regionais, de recuperar as estradas e de expandir o metrô de Belo Horizonte.
Mineiro de Araxá, no Alto Paranaíba, Zema tem 58 anos. É formado em administração de empresas e foi eleito com promessas como vender empresas estatais e concluir e entregar hospitais regionais. O seu vice, Mateus Simões, foi secretário-geral do estado durante o primeiro mandato. Aos 42 anos, ele é procurador concursado da Assembleia e já foi vereador de Belo Horizonte. Os deputados estaduais e federais eleitos serão empossados no dia 1º de fevereiro. Os senadores tomam posse no mesmo dia.