Fabriciano convoca voluntários para doação de sangue

A Prefeitura de Fabriciano está convocando voluntários para doação de sangue. Os interessados em ajudar são levados pela Prefeitura ao Hemominas, em Valadares. O hemocentro é o responsável pela coleta e pela distribuição das bolsas de sangue para os hospitais da região, incluindo o Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM).

A Prefeitura garante o transporte seguro e alimentação aos voluntários. A doação é realizada a cada 15 dias, sempre às terças-feiras. Os interessados podem agendar a coleta pelo telefone (31) 3406-7374 ou fazer o seu cadastro on-line pelo formulário eletrônico no site www.fabriciano.mg.gov.br. No Vale do Aço, apenas o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, possui coleta própria – mas o volume captado é suficiente para atender o consumo interno da instituição.

Os baixos estoques nos hemocentros trazem complicações para os pacientes que dependem de doações regulares devido a algum problema de saúde e também para os atendimentos emergenciais que costumam utilizar o sangue tipo O-, considerado doador universal. Segundo dados do Hemominas, os estoques que se encontram em situação crítica são O-, O+ e A+. Mas todos os tipos sanguíneos são necessários já que o sangue humano é insubstituível e uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.

Para ser doador
Para ser um doador de sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado e alimentado no momento e apresentar documento original e oficial com foto. Quem já doou, deve observar o prazo entre doações de sangue. Homens 60 dias e até quatro vezes por ano; Mulheres: 90 dias e até três vezes por ano.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM