Um acordo assinado esta semana permitirá que, em 2023, os supermercados, açougues, mercearias, varejões, sacolões e peixarias possam funcionar durante os feriados em Fabriciano e Timóteo.
Com isso, o segmento terá suas lojas abertas em datas como 21 de abril l(Tiradentes), 08 de junho (Corpus Christi), 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora), 7 de setembro (Independência) e 02 de novembro (Finados). Também ficou acertados que nos feriados de 20 de janeiro (aniversário de Fabriciano) e 29 de abril (Timóteo), as lojas também poderão abrir. Em todos esses dias, o horário de funcionamento será de 8h às 14h.
Em contrapartida, as empresas não poderão abrir nos feriados de Paixão de Cristo (07 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Proclamação da República (15 de novembro), Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1º de janeiro).
“Se não houvesse negociação, o segmento ficaria fechado, pois a legislação atual exige este acordo, que deve ser assinado entre a entidade patronal e que representa os comerciários. Então, consideramos que funcionar esses sete dias a mais no ano foi uma importante conquista para a classe”, comemorou José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio-Vale do Aço