A Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo realiza nesta final de semana a segunda Festa Congadeira de São Sebastião, São Benedito e Santa Efigênia. As comemorações serão no sábado, 21 e domingo, 22, sob a coordenação dos reis festeiros Maria Clara Guido e capitão Gleisson Rodrigues.
Na ocasião do evento, eles farão um tributo à Fabyola Batista da Silva Félix ( Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo) e João Batista Cardoso ( Guarda de Moçambique de Angola de Araguari), congadeiros que faleceram em outubro do ano passado e deixaram muitas saudades. Estão previstas as presenças de visitantes ilustres vindos de outros municípios, com suas Guardas ou Terno de congadeiros para louvar os três santos homenageados. Na data, o município de Timóteo celebra seu santo padroeiro, São Sebastião, conhecido como protetor da humanidade contra a fome, a peste, protetor das pessoas feridas e com doenças contagiosas.
Foi durante a colonização portuguesa no Brasil que o santo ficou conhecido pelos seus feitos. Conta-se que na batalha que expulsou os franceses que ocupavam o Rio de Janeiro, São Sebastião foi visto lutando entre os mamelucos, índios e portugueses em defesa das terras brasileiras. A batalha teria acontecido no dia 20 de Janeiro, dia em que é sempre lembrado.
Contribuições
Nos dias que antecedem a segunda Festa Congadeira de São Sebastião, São Benedito e Santa Efigênia, os integrantes e amigos da Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo recorrem às contribuições da comunidade para servir café da manhã, almoço e lanche da tarde aos visitantes que passam o dia na cidade reverenciando os santos.
A rainha conga Elizabeth Pinheiro tem feito campanha para arrecadação de pó de café, leite, pão, biscoitos e óleo de cozinha. “Muitos vêm de longe, viagem longa e cansativa para os idosos, acordam muito cedo para participar da nossa festa. Temos que recebê-los com muito carinho e fazer as honras da casa, assim como somos bem recebidos quando participamos de festas em outras localidades”, conta Elizabeth. As doações podem ser encaminhadas para a rua Noruega, 272, bairro Ana Rita. Mais informações pelo WhatsApp (31) 98820-5766.