Ipatinga sanciona seu Serviço de Inspeção Municipal

Em decreto publicado esta semana, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, estabeleceu as regras de criação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Com ele, será possível analisar com mais detalhes as condições sanitárias de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados ou em trânsito na área do município

De acordo com decreto, tanto os pequenos produtores como a agroindústria familiar e as grandes indústrias que se dediquem ou desejem atuar com a fabricação e comercialização de produtos de origem animal precisam estar registrados no IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) ou no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que são responsáveis pela emissão dos selos de inspeção estadual e federal, respectivamente.

A criação e estruturação de um serviço municipal permitirá maior agilidade para obtenção do selo de inspeção, por se tratar de um órgão fiscalizador mais próximo do produtor, além de uma ação coordenada com o Sebrae, Emater e Senar para que o produtor tenha todo o apoio necessário para consolidar e expandir sua produção.

Cuidados sanitários
Para o prefeito, toda a população será beneficiada, uma vez que os produtos com o selo de inspeção terão a garantia de que são fabricados de forma adequada do ponto de vista higiênico-sanitário. Como consta no projeto, após o SIM ser sido colocado em prática os produtos de origem animal somente podem ser fabricados e comercializados se forem previamente inspecionados por uma comissão própria, que será acompanhada por um médico veterinário.

O decreto que sancionou o serviço foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 30 de novembro e pode ser acessado pelo site da Prefeitura www.ipatinga.mg.gov.br

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM