Parceria entre Emater e Secretaria de Educação beneficia escolas e agricultores familiares

Mais de 3 mil escolas estaduais e 15 mil agricultores já foram beneficiados graças ao contrato assinado, em novembro de 2021, entre a Emater-MG e a Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (SEE). Com duração de um ano, a parceria teve como objetivo ampliar a oferta e melhorar a qualidade dos alimentos da agricultura familiar, comercializados nas escolas. Pelo contrato, a Emater orientou e capacitou os agricultores familiares para participarem do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e prestou assistência técnica para a implantação de hortas escolares.

A empresa elaborou diagnósticos por município, contendo os produtos de interesse da alimentação escolar, os quantitativos e época de produção. O levantamento foi enviado às escolas estaduais e às Superintendências Regionais de Ensino (SREs). A Emater também realizou seminários virtuais e reuniões presenciais, envolvendo as superintendências e os agricultores. Além disso, os extensionistas da empresa prestaram assistência técnica aos produtores interessados em comercializar produtos, por meio do Pnae.

Aqui no Leste de Minas, a unidade regional de Governador Valadares, que atende a 29 cidades, que juntas abrigam 500 escolas, superou as metas inicialmente estabelecidas, alcançado 2,790 mil das 2,750 mil atividades previstas. As atividades estão inseridas nos seguintes projetos: 1- apoio ao planejamento e execução das chamadas unificadas ou coletivas das escolas estaduais; 2 – apoio à produção de alimentos e comercialização da agricultura familiar para o fornecimento às escolas da rede estadual de ensino; 3- apoio ao desenvolvimento de agroindústrias da agricultura familiar e 4 – educação alimentar nas escolas.

“Por meio do trabalho colaborativo de todos os profissionais da regional e dos agricultores familiares na região chegamos a um resultado que beneficia diretamente os municípios e alunos das escolas públicas ”, disse o gerente da unidade regional da Emater-MG em Governador Valadares, Ademar Pires.

Em Capitão Andrade, que fica a 40 Km de Valadares, a presidente da Associação de Agricultores Familiares do Córrego do Macuco, Maria Elza Marculino, reforça a importância da Emater na realização do Pnae. Ela destaca a atuação dos extensionistas desde a produção dos alimentos até a entrega nas escolas. Também lembra da importância do projeto para a economia local. “É bom para nós e para o município, pois o dinheiro gira dentro da própria região”, finalizou Maria Elza.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM