Membro da Associação Libanesa em Minas Gerais passa a ser representante da Câmara Minas Gerais-Israel de Comércio e Indústria, CMGI.
Em 2018, participei, a convite de um velho colega de profissão, o jornalista William Saliba, de um evento que marcava a posse da diretoria da recém-fundada da Associação Cultural Líbano-Brasileira de Minas Gerais, ACLB-MG, com a presença do diretor da Câmara de Comércio Brasil Líbano, Leonardo Aburachid. Na oportunidade, A primeira diretoria da entidade foi formada pelo empresário Sérgio Moreira, presidente, que teve como vice-presidente, o colega jornalista William Saliba.
4 anos depois, Sérgio Moreira “sai do Líbano para Israel”, concluindo seu mandato na diretoria da associação Líbano-Brasileira e sendo nomeado diretor Regional da Câmara Minas Gerais-Israel de Comércio e Indústria, CMGI. Sérgio é empresário e Gerente da Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Ipatinga, o que possibilitará maior sinergia com empreendedores do município na interlocução com importadores de Israel. Ele atuará em Ipatinga e será o responsável em toda a região pela criação do elo entre Israel e os interessados, reportando à sede da CMGI em Belo Horizonte.
Origens judaicas
Sérgio tem entre seus ancestrais judeus sefarditas, que são originários da Espanha e emigraram para países como Marrocos, Grécia e Turquia, dali se espalhando por outros países. Mas esse não foi o único fator determinante para sua escolha. “Como já representei outra Câmara de Comércio na região, atuando na prospecção de interessados em negócios no mercado internacional, esses certamente foram aspectos levados em conta”, reflete Moreira.
O que se espera é que as demandas de importadores do país judaico sejam mapeadas entre o setor empresarial de Ipatinga, da mesma forma que oportunidades não atendidas sejam fomentadas de forma a gerar interesse, curva de aprendizado, produto e se conclua em negócios bem-sucedidos.