As fortes chuvas que caíram na noite desta terça-feira, 29, em Fabriciano, cujo volume pluviométrico registrado chegou a 42,2 milímetros, exigiu um esforço extra das equipes de limpeza da Prefeitura, que iniciaram a manhã desta quarta-feira, 30, fazendo um trabalho pesado de limpeza nas áreas afetadas por deslizamento de terra, queda de árvores e outros contratempos. Segundo informações da Defesa Civil, máquinas e caminhões pipa foram alocados para auxiliar na limpeza e desobstrução dos pontos mais críticos.
Na região do Cocais e setores 5, 6 e parte do Melo Viana, alguns trechos foram interditados temporariamente em decorrência de alagamentos e escoamento de lama. O bairro Frederico Ozanan foi um dos mais atingidos, onde o Ribeirão Caladão transbordou e atingiu algumas residências. O nível do curso d´água e a vazão das águas encontram-se elevados neste momento, mas a tendência é de redução. Não foram registrados casos de desalojamentos nem desabrigados.
Sem aulas
A Escola Municipal Otávio Cupertino teve o pátio invadido pelas águas sem prejuízos materiais. Já Argeu Brandão fica próxima ao Ribeirão Caladão, que transbordou durante a madrugada. Visando a segurança dos alunos e professores, as aulas nas duas unidades foram suspensas. Nas demais escolas da rede municipal o funcionamento segue normal. Equipamentos da Assistência Social e Unidades de Saúde também funcionam normalmente. A Prefeitura de Coronel Fabriciano irá atualizar, ao longo do dia, o boletim de informações para a população. Em caso de ocorrências envolvendo alagamentos ou deslizamentos, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil, pelo 3406-7352.