Em votação realizada em pleno domingo, algo fora do comum, a Câmara de Ipatinga aprovou o projeto de lei que autoriza o município a negociar sua participação como membro do Consurge (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas Gerais). O órgão é responsável pela gestão e operacionalização do Samu na região Leste e no Vale do Aço,
A partir de agora, com a aprovação, o município terá até 100 dias após a adesão ao consórcio para organizar toda a tramitação, e a mudança só será realizada com todas as garantias assistenciais do município asseguradas por meio de contrato.
Segundo o prefeito Gustavo Nunes, a participação do município será importante para melhorar o serviço na região “Com a regionalização, teremos mais bases de apoio, contaremos com mais profissionais, ambulâncias e até um helicóptero para resgate, além de troca da frota de veículos. Se não aderirmos ao consórcio, há a possibilidade inclusive de perdermos recursos oriundos do governo do Estado”, explicou.