A Prefeitura de Fabriciano promove neste mês uma série de ações em comemoração ao Novembro Azul, campanha nacional que visa conscientizar os homens a cuidarem da saúde e prevenir o câncer de próstata.
A doença é o tipo mais comum entre os homens brasileiros e é responsável por mais de 60 mil novos casos todos os anos; sendo a segunda causa de mortes por câncer e responde por 14 mil óbitos anuais no país. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A expectativa da administração municipal é convencer homens com 45 anos ou mais a procurar o serviço de saúde municipal para realizarem consultas e exames de rotina, e até mesmo fazerem o exame de toque retal, que possibilita diagnosticar o câncer na fase inicial. O cuidado com esse tipo de câncer é recomendado aos homens com algum fator de risco ou acima de 50 anos sem fatores de risco. Para o atendimento, basta procurar o posto de saúde de seu bairro.
São considerados fatores de risco para o câncer de próstata:
– Possuir parente em primeiro grau que já tenha tido a doença. (O risco é maior quando o parente é irmão e quando há mais de um caso na família).
– Negros correm mais risco e tendem a desenvolver tumores mais agressivos.
– Obesidade, tabagismo e alcoolismo
Para evitar a doença, recomenda-se:
– Ter uma alimentação saudável.
– Manter o peso corporal adequado.
– Praticar atividade física.
– Não fumar e evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.