Rodovia que liga Ipaba à BR 458 passa por reformas

A recuperação dos cinco quilômetros da AMG-4015, entre a BR-458 e o perímetro urbano de pista já estão, segundo o DER/MG, em fase final de execução. As obras fazem parte de um pacote de R$ 2 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em mais de cem intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.

Na 4015, os operários já removeram a camada superior do pavimento, que estava desgastado, e aplicaram nova capa asfáltica. A rodovia vai receber, ainda, uma nova sinalização horizontal e vertical, que deverá ser concluída até próximo mês.

Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o Provias, do Governo de Minas, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. O programa leva mais segurança e investimentos para o estado.

A recuperação funcional de rodovias tem como objetivo restabelecer as condições iniciais do pavimento, recuperando, assim, suas funcionalidades. Trata-se de uma manutenção preventiva, feita antes de ocorrer o desgaste total, adiando a necessidade da realização de restauração.

O serviço é realizado em três etapas, a começar com o tapa-buraco e remendos profundos, dependendo do caso, além do reperfilamento ou fresagem (colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir) do pavimento.

Em seguida, é aplicada uma camada de revestimento asfáltico. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizando o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento.

A obra é finalizada com a pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical com colocação de novas placas e o reestabelecimento dos dispositivos de drenagem.

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