Um dos mais importantes documentos históricos de Valadares passará por uma ampla restauração. Trata-se da Planta da Cidadee, elabora em 1930 pelo engenheiros José de Serra Lima e Olímpio Freitas Caldas, quando a ainda era distrito de Peçanha. A restauração faz parte das comemorações dos 85 anos de emancipação e 40 anos do Museu da Cidade, que ocorrerão oem 2023. O restauro será feito por Laura Fiorine e a previsão é que fique pronto dentro de 90 dias.
Após seu retorno a planta da cidade ficará exposta em redoma de vidro, podendo ser visitada pelo público. O mapa é inventariado pelo patrimônio histórico municipal e os custos desse processo foram deliberados pelo Conselho de Patrimônio Cultural.
A gerente de Patrimônio Histórico Roberta Avelar de Castro lembrou que a ação também marca a comemoração dos 140 anos da nomeação da região como distrito de Figueira do Rio Doce, o então povoado de Baguari. – É de suma importância a deliberação do Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural em realizar o restauro da Planta da Cidade. Esse patrimônio protegido demonstra uma parte do início de formação deum povoado que consolidou e culminou no atual município de Governador Valadares, antiga Vila de Figueira.