BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Minas Gerais é o 2º estado brasileiro com mais agricultores familiares

Com um contigente de mais de 1 milhão de trabalhadores na agricultura familiar, o Estado de Minas vem se destacando com a adoção de programas que além de auxiliar esses pequenos negócios a se desenvolver com tecnologias e técnicas corretas de manejo. Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Denilson Oliveira, além do papel de destaque enquanto fonte geradora de ocupação e renda, o segmento é uma importante matriz de alimentos para o mercado interno.

De acordo com Oliveira, estima-se que cerca de 70% do feijão, 35% do arroz, 85% da mandioca e 60% da produção de leite consumidos no país, por exemplo, sejam fruto do trabalho de agricultores familiares. “Uma estratégia fundamental para fortalecer essas atividades é promover o acesso à informação e a políticas públicas que forneçam subsídios às famílias produtoras, garantindo os meios para o aprimoramento dos seus processos e a otimização da entrega de seus produtos “, detalhou.

Segundo dados do Governo, 4,9 mil títulos de terras que até então pertenciam ao Estado, apesar de ocupadas por posseiros, em 63 municípios. O investimento foi acima de R$ 8 milhões. Com o documento em mãos, os produtores podem ter acesso a uma série de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, nos âmbitos municipal, estadual e federal, e a crédito rural, para investirem em melhorias nas suas propriedades e realizarem incrementos na produção, promovendo cidadania e dignidade no campo.

Garantia-Safra
Quando o pequeno produtor é prejudicado pelas adversidades climáticas, o Estado se faz presente por meio do Programa Garantia-Safra. A iniciativa é do governo federal, enquanto parte do Pronag (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), e realizada em parceria com os governos estaduais, prefeituras municipais e agricultores familiares. Para a safra 2021/2022, Minas Gerais teve adesão de 109 municípios e poderá beneficiar até 40,4 mil agricultores familiares, com concessão prevista para novembro de 2022. O recurso aportado pelo Governo de Minas é o maior dos últimos três anos, totalizando mais de R$ 4,1 milhões.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM