BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Samu Regional abre base em Paraíso

Depois de anos de espera, finalmente o projeto da instalação de bases do Samu Regional vem saindo com papel e prova disso foi a inauguração da unidade de Santana do Paraiso. Ela ficará localizada na avenida Getúlio Vargas, 265, no Centro, ao lado da 45ª Cia. da Polícia Militar. A localização da base obedece a critérios técnicos, como o tempo-resposta de 20 a 30 minutos de qualquer região de Santana do Paraíso.

A unidade também atenderá Mesquita, Joanésia e Braúnas. “Nós estamos trabalhando intensamente para que logo possa ser inaugurada uma base também em Joanésia, reduzindo o tempo de resposta do Samu e aumentando a eficiência nessa prestação de serviço relevante”, destacou o prefeito de Paraiso, Bruno Morato.

A base do Samu será operada pelo Consurge. A prefeitura oferece o imóvel para instalar a base e uma ajuda de custo mensal. Em contrapartida, o estado custeia a logística, mão-de-obra, ambulâncias e insumos. O presidente do consórcio e também prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius Bizarro, destacou que a inauguração representa segurança ao munícipe e a certeza de que ele “vai entrar na porta certa”.

“Eu já fui médico aqui do Hospital Municipal de Ipatinga. Eu convivia diariamente com o sofrimento do povo de Santana do Paraíso de ter que se humilhar às vezes pelo atendimento de urgência e emergência, até mesmo no hospital Marcio Cunha. Agora, ele não tem mais que se humilhar, porque se realmente é urgência e emergência e ele está precisando do serviço, ele vai entrar pela porta correta e da forma exata como tem que ser, então, vai preservar a vida dele. Parabéns para Santana do Paraíso. Parabéns para o prefeito Bruno Morato, que acreditou no Consurge”, disse.

Morato ainda ressaltou que existem conversas para que Ipatinga possa também aderir ao Consurge. “Com isso as bases dos municípios atenderiam Ipatinga e de Ipatinga também poderia atender os municípios. Penso que quem ganha com isso é o cidadão, porque a urgência e emergência não escolhem endereço, elas acontecem e quanto mais profissionais e mais preparados estivermos, mais vidas serão salvas”, concluiu.

O Samu Leste/Vale do Aço  começou a operar, efetivamente, em dezembro de 2020. Com gestão do Consurge, na primeira etapa, foram implantados a Central de Regulação, em Governador Valadares, uma USA (UTI Móvel) e outras 12 bases de Suporte Básico alocadas nos municípios de Tarumirim, Mantena, Peçanha, Resplendor, São João Evangelista, Santa Maria do Suaçuí, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Timóteo Caratinga e Belo Oriente atendendo a uma população de 700 mil habitantes. A iniciativa garante uma cobertura de 70% da área de atuação do Samu Regional.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM