Em paralelo ao Conecta, tradicional evento promovido pela Fiemg com as gigantes Usiminas, Cenibra, Aperam e Arcelor Mittal, 1ª Feira Metalmecânica do Vale do Aço oportuniza aos fornecedores industriais exposição inédita que visa valorizar, ainda mais, o segmento metalmecânico.
Um segmento que possui algo em torno de 300 empresas na região do Vale do Aço, Caratinga, João Monlevade e Itabira, não tinha ainda uma iniciativa voltada para integrar fornecedores industriais, empresas de transformação, grandes complexos industriais e comunidade do entorno. A 1ª Feira Metalmecânica do Vale do Aço, prevista para os dias 8 e 9 de novembro vem ocupar essa lacuna.
O evento, promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço, Sindimiva, Arranjo Produtivo Metalmecânico do Vale do Aço, APL Vale do Aço, Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Fiemg Regional Vale do Aço, será realizado concomitantemente ao Conecta, tradicional evento que congrega as 04 gigantes da região em temas como Recursos Humanos, sustentabilidade, responsabilidade Social, entre outros e prevê exposição de estandes com fornecedores industriais, indústrias metalmecânicas e prestadores de serviços do segmento. Uma “Rodada de Negócios” acontecerá, também, no dia 09, de 8h ao meio dia e contará com a presença de representantes de grandes conglomerados industriais como a siderúrgica Ternium, do Rio de Janeiro, A SMS Group, Bemisa Mineração e a Usiminas.
Para João Batista Alves, presidente do Sindimiva, a oportunidade de chamar a atenção de diversos “stakeholders” para a importância da indústria metalmecânica no Produto Interno Bruto do Vale do Aço é um dos fatores que levaram a promoção do evento. “Somos um segmento com importância estratégica para as siderúrgicas da região e empresas mineradoras. Formamos um grande cinturão de fornecedores que prestam serviços de fabricação de caldeiraria, Usinagem, estruturas metálicas e fundição essenciais para a manutenção das atividades fins das grandes empresas no Vale do Aço. Alcançamos, com nossas unidades industriais, um território que inclui a Região Metropolitana do Vale do Aço chegando por um lado até João Monlevade e Itabira e, por outro, até Caratinga”, justifica o líder empresarial.
Para Marlon Duarte, presidente do APL Metalmecânico Vale do Aço, a feira é uma ótima oportunidade para micro e pequenas empresas alcançarem novos mercados, atendendo grandes complexos industriais, e para as empresas de maior porte fortalecerem o seu relacionamento. “As empresas, que estão no estágio inicial de vida empresarial, poderão gerar negócios bem significativos e a participação na Expometal se torna estratégica para isso”, observa Duarte.
Feira
Serão 25 estandes, nessa primeira edição, que ficarão instalados no estacionamento da sede da Fiemg Regional Vale do Aço, às margens da BR 381, sentido centro de Ipatinga. O Sebrae apoiará o evento disponibilizando condições especiais para a participação das indústrias que estejam enquadradas no perfil tributário (optantes pelo simples). Os estandes estarão disponibilizados com mobiliário e identificação frontal (testeira).
Rodada de Negócios
O Instituto Euvaldo Lodi, IEL,ligado à Fiemg, será o responsável pela organização da Rodada de Negócios. Estão previstas 8 empresas-âncoras que se revezarão a cada 20 minutos com representantes das empresas demandantes. As inscrições poderão ser realizadas na plataforma “sympla”.
Abertura
No dia 08, será realizada a abertura do evento com a participação de autoridades e ciclo de palestras com representantes das “gigantes” do Vale do Aço.
Serviço
ExpoMetal – 1ª Feira Metalmecânica do Vale do Aço.
Período – Dias 8 e 9 de novembro de 2022.
Aquisição de estandes: Entrar em contato com Ronaldo Soares Tel/whatsapp(31) 9-9861-7012 ou Juliana (31) 9 8311-2967.
Inscrições para participação: https://www.sympla.com.br/expo-metal—1-feira-metalmecanica-do-vale-do-aco__1745585