Depois de abrir as portas do chamado mundo árabe, através do emirado de Dubai, a Prefeitura de Ipatinga mira agora o mercado norte-americano, ainda o maior do mundo. Para alcançar este objetivo, gerente da Seção de Turismo do município, Sérgio Moreira, está participando esta semana em Fort Lauderdale, da Florida International Trade and Cultural Expo (FITCE), evento de importância reconhecida em todo o mundo e que está em sua sétima edição e que reúne cerca de 500 empresas internacionais, 1,5 mil empresas locais e representantes de mais de 60 países. O convite à administração municipal para participação na FITCE veio através do anfitrião do evento, Michael Udine, prefeito do condado de Broward (Flórida).
Sérgio ressaltou a importância do município ter a oportunidade de expor suas potencialidades nesta realização que reúne líderes e especialistas em comércio de todos os continentes. “Para mim, é uma enorme honra levar o nome de Ipatinga para o mundo, e isso só é possível graças à visão futurista da atual administração, que não à toa possui o slogan de Cidade do Futuro para expressar a direção de seu trabalho em várias frentes. Nós temos uma série de oportunidades vislumbradas na Feira, relacionadas ao aço, mel, café, frutas, setor imobiliário, além de várias concessões e PPPs nas áreas de saneamento básico, construções de mobilidade urbana. Como se trata de uma das principais feiras de negócio do planeta, viemos também apresentar o leque de opções oferecidas por nossa cidade aos investidores”, disse.
Cooperação interacional
A FITCE é mais uma oportunidade que a Prefeitura de Ipatinga aproveita, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), para diversificar e desbravar campos mundo afora para novos investimentos.
O pontapé inicial nesse sentido, por parte do governo municipal, ocorreu em março deste ano, em Dubai, com a participação no Foreign Direct Investments (FDI), que faz parte do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Dubai e está ligado ao Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos. Nesta ocasião, o prefeito Gustavo Nunes e CEO (Chief Executive Officer) do FDI Dubai, Fahad Al Gergawi, assinaram um memorando que abriu uma série de perspectivas para novas conversações acerca de interesses comuns em áreas específicas de negócios.