Com público estimado em mais de 40 mil pessoas (segundo a Prefeitura), o bicentenário da Independência do Brasil foi celebrado de modo marcante, na manhã desta quarta-feira, 7, no Parque Ipanema, em Ipatinga. De acordo com os organizadores, a movimentação em torno do desfile cívico-militar superou todas as expectativas, tanto em criatividade quanto em beleza plástica e número de participantes.
A abertura teve início com a revista às tropas, procedida pelo prefeito Gustavo Nunes e o comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Juliano Fábio Lemos Dias. Em seguida aconteceu o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e Ipatinga, com execução do Hino Nacional pela banda de música dos ex-guardas mirins de Ipatinga, regida pelo maestro Major Bernardino.
Na sequência, desfilaram pela avenida Burle Marx pelotões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Samu, dezenas de entidades, centenas de alunos de escolas públicas e privadas, entre outros. A programação, que se estendeu até o fim da manhã, com a participação de setores de quase todas as secretarias municipais.
O prefeito Gustavo Nunes agradeceu a presença dos cidadãos e enfatizou a importância de reforçar os sentimentos de civismo, especialmente entre os estudantes, “como elemento indispensável à formação de cidadãos éticos, íntegros e responsáveis, comprometidos com os melhores valores e ideais da cidade, do Estado e do país. A volta do desfile fortalece os laços de integração da nossa sociedade, além de reverenciar com honras a nossa pátria”.