Os vales do Aço e Jequitinhonha foram contemplados com o Encontro de Auxiliares de Serviços Gerais das Escolas promovido pela Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Capelinha, Cel. Fabriciano, Itamarandiba, Minas Novas, Timóteo, Turmalina e Veredinha e a Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano. Cerca de 1.400 profissionais participaram do Encontro.
Em Timóteo, o evento foi aberto pela coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome. O Encontro foi desenvolvido em três dias, com o objetivo de capacitar profissionais que atuam na rede municipal e estadual de ensino. Dentre os conteúdos ministrados, estiveram conceitos de alimentação saudável e boas práticas da manipulação de alimentos, com uma visita técnica à cozinha industrial do restaurante Central da Aperam South America, dentre outros temas referentes à vivência diária dos auxiliares no ambiente de preparação das refeições dos alunos.
Atividades relacionadas às questões de saúde, segurança e sustentabilidade foram destaque do Encontro, além da troca de experiências dos profissionais sobre sua vivência no ambiente escolar.
“Este encontro é muito significativo por marcar a retomada das nossas atividades presenciais. Essa é uma oportunidade de trazermos as experiências do tempo da pandemia, um período desafiador em que foi preciso construir novos hábitos nas escolas, o que vocês fizeram tão bem”, comentou Edvânia de Lana Morais Andrade – Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano. A nutricionista Renata Leite, da Secretaria de Governança Educacional de Coronel Fabriciano, deu boas-vindas aos participantes do Encontro, assim como a secretária de Educação de Timóteo, Márcia Lessa.
No Vale do Jequitinhonha o encontro está em sua terceira edição, e foi realizado nas cidades de Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Veredinha e Turmalina, seguindo os temas: “A retomada do Encontro foi muito importante. As auxiliares participaram das atividades de formação continuada, enquanto os professores prepararam a merenda, com ajuda dos pais, favorecendo a integração escola e comunidade. A parceria com a Aperam tem sempre trazido bons frutos para Minas Novas. Observamos que, depois que a empresa começou a realizar esses eventos, principalmente os de valorização das profissionais, elas passaram a entender a sua importância dentro do processo de construção do conhecimento dos alunos”, observa a secretária municipal de educação de Minas Novas (MG), Maria Helena Gomes de Almeida e Sousa.
Ainda segundo ela, a partir do Encontro, as auxiliares passaram a ter mais autonomia na escola, e chegam a orientar os alunos a permanecerem em sala durante as atividades e a evitar circular pelos corredores da escola. “A parceria com a Aperam não é só com a formação das serventes, mas de pedagogos, de professores, de toda equipe da rede de educação. Ainda em relação às auxiliares, fazemos questão de destacar que elas são educadoras, as primeiras que atuam incluindo. Quando elas limpam uma carteira, fazem uma merenda, ela não escolhe para quem vai servir a merenda, mas faz para todos”.
O prefeito de Minas Novas, Aécio Guedes Soares, sublinha que a parceria com a Aperam não é valiosa apenas no que diz respeito às capacitações voltadas à Educação, mas no setor de obras, recuperação das nascentes, dentre outras ações que motivam a população a manter sempre as portas abertas para a empresa com suas iniciativas que trazem benefícios incalculáveis a todos.