Em uma decisão que surpreendeu a população do município de Vargem Alegre, cidade localizada a 50 Km de Ipatinga, no Vale do Aço, o vice-prefeito da cidade, Ed Wilson Rodrigues, apresentou uma carta onde renuncia ao mandato, que ainda teria dois anos pela frente. Doutor Rodrigues, como é conhecido, devido a sua formação em advocacia, oficializou sua decisão à presidência da Câmara Municipal.
Com sua renúncia, quem assume a prefeitura em um eventual afastamento da atual prefeita, Maria Cecília da Costa Garcia, a “Cilinha”; é o presidente da Câmara Cleber dos Reis Franco. Em sua carta-renúncia, o agora ex-vice-prefeito lamenta o que ele classificou como adversidades e limitações para continuar no cargo, deixando claro ainda que discorda “de atos e atitudes tomadas pela atual administração, tanto no poder executivo quanto legislativo”.
Segundo os livros de direito público, o vice-prefeito é uma figura que pode se encaixar em diversas situações. Por exemplo, é uma pessoa que substitui o prefeito em situações em que este está impedido, seja por viagem, doença, óbito ou impeachment. Em caso de impedimento do prefeito e do vice-prefeito, ou de vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados para o exercício da prefeitura o presidente e o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal.
Veja abaixo, a carta de Ed Wilson, protocolada nesta quarta-feira: