BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Risco de desabastecimento de medicamentos segue alto em GV

Apesar de todos os esforços da Secretaria de Saúde (SMS), ainda continua alto o risco de desabastecimento de medicamentos e insumos hospitalares em Governador Valadares. Um dos produtos que mais causa preocupação é o soro fisiológico. O município tem feito pregões constantemente para conseguir o insumo, mas todas as tentativas foram desertas, ou seja, não apareceu nenhum interessado em fornecer o produto.

Dentre as causas para este cenário preocupante, podemos citar a Guerra da Ucrânia e o Lockdown na China, que é um dos principais exportadores de matéria-prima para vários remédios. Toda esta instabilidade gera a pouca produção dos medicamentos, gerando valores muito acima do previsto. Por exemplo, o preço do soro fisiológico de 500 ml, aumentou de R$ 2 para, aproximadamente, R$ 20. Ele é vital para o tratamento em todos os setores da saúde, especialmente para a hemodiálise, a emergência e UTIs.

Para evitar o colapso, a SMS vem trabalhando para minimizar os impactos, implementando um plano de contingência para racionalizar o uso do soro fisiológico dentro do Hospital Municipal (HM) e na rede de atenção básica para não faltar o insumo para quem mais precisa. Mesmo assim, a cidade só conta com estoque para mais um mês.

Segundo a secretaria de Saúde, Caroline Sangali, a situação já foi informada para o Governo do Estado e ao Ministério da Saúde para tomarem providências para não afetar ainda mais o funcionamento de todos os setores que precisam utilizar este insumo. “Sabemos que todo o Brasil está sofrendo com isso, porém não podemos deixar nossos pacientes desassistidos. Trabalhamos para salvar vidas por isso precisamos de uma resposta imediata das outras esferas para que se evite o caos na saúde pública do nosso munícipio”.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM