Representantes da Fundação Renova participam nesta quinta-feira (21), em Guanhães, de uma cerimônia para assinatura de um Termo de Compromisso de Investimentos para ações de restauração florestal. Também estarão presentes representantes dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH), CBH Doce e poder público.
A restauração será viabilizada pela Fundação Renova, que irá destinar, via editais de contratação de fornecedores, cerca de R$ 170 milhões para ações na bacia do rio Corrente Grande. Além de Guanhães, as áreas contempladas abrangem outros nove municípios mineiros: Açucena, Divinolândia de Minas, Gonzaga, Sabinópolis, Santa Efigênia de Minas, Sardoá, São João Evangelista, São Gerado da Piedade e Virginópolis. Os esforços pela restauração do curso d´água vão beneficiar diretamente a população de Valadares, já que é nesse manancial que será captada a água da nova adutora que está sendo construída pela Renova na cidade.
Total de investimentos
Até o momento, a Fundação Renova irá destinar, via editais para contratação de fornecedores, mais de 740 milhões para promover a restauração florestal de, aproximadamente, 19 mil hectares, sendo 8,6 mil hectares na bacia do rio Manhuaçu (MG), 2,8 mil hectares nas bacias do Piranga (MG), do Santa Maria (ES) e do Corrente Grande (MG), 5 mil hectares na bacia do rio Guandu (ES) e outros 3,6 mil hectares do Corrente Grande.
O valor faz parte do montante de R$ 1,7 bilhão que será empregado no cumprimento de parte da meta socioambiental de recuperar 40 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Recarga Hídrica (ARH) e de 5 mil nascentes ao longo de dez anos. Vale ressaltar que a Fundação Renova já possui contratos com 12 parceiros, execução em andamento, para restauração florestal de 15.500 hectares.