Um curso de 11 meses, com mais de 1 mil horas de aulas vem preparando jovens de diversas cidades do interior de Minas para o mercado de trabalho rural. A capacitação é oferecida pela Cenibra, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e tem como focos pessoas na faixa etária de 17 a 24 anos, residentes em municípios onde a empresa atua. Recentemente, foram abertas novas vagas para a região de Guanhães, onde a empresa mantém um escritório de apoio às operações de manejo florestal. As inscrições devem ser feitas pelo endereço www.cenibra.com.br, até o 5 de agosto, com início previsto para setembro
Por meio do Programa Agro Aprendiz, eles são preparados para atuarem como auxiliares administrativo e financeiro. O programa fica responsável por ministrar os módulos teóricos do curso. Ao finalizarem esses módulos, os jovens profissionais realizarão a parte prática, nos setores administrativos da Cenibra. Essa formação é um instrumento para que os jovens profissionais se qualifiquem ainda mais para o mercado de trabalho.
O Agro Aprendiz é dividido em três etapas: núcleos Básico e Específico, e Prática Profissional. O Básico desenvolve habilidades socioemocionais, como liderança, comunicação, trabalho em equipe, inteligência emocional, empreendedorismo, identificação de forças e talentos e demais habilidades positivas necessárias para a promoção de relacionamentos saudáveis dentro e fora de uma empresa. Já no módulo Específico, são trabalhadas as competências necessárias para o exercício da ocupação central do curso. Por fim, a Prática Profissional oportuniza a vivência do aprendiz na rotina de trabalho.