Em sua terceira amostragem realizada este ano, o índice do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), mostrou uma queda de 57,7 % em relação à medição feita anteriormente. Segundo a Secretaria de Saúde, na coleta realizada entre os dias 27 e 30 de junho, os dados apontaram um índice de infestação de 1,1%, considerado de médio risco, de acordo com as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde.
O LIRAa anterior, realizado em abril, apontava uma média de 2,6%, o que demonstra que houve um recuo significativo no índice apurado no final do mês de junho, mas que ainda exige o máximo cuidado da população e das autoridades sanitárias.
Atualmente, segundo a métrica usada pelo Ministério da Saúde, os índices de infestação inferiores a 1% são os mais satisfatórios. De 1 a 3,9%, a situação começa a sinalizar alerta. Acima de 4% são considerados preocupantes, pois apontam risco de surto de dengue. Para mais informações, esclarecimento de dúvidas e denúncias, o contato deve ser feito com o Centro de Controle de Zoonoses de Ipatinga, pelos telefones 3829-8383 ou 3829-8313.