Dezoito dos atuais 21 postos de saúde de Ipatinga passarão por amplas reformas, nos próximos meses. Além disso, outros três – localizados no distrito de Barra Alegre e nos bairros Esperança e Vale do Sol –, que estão em condições muito precárias, serão inteiramente reconstruídos. Segundo o prefeito Gustavo Nunes, as obras começam agora em agosto e devem estar concluídas no final de 2023, com um investimento previsto de R$ 3 milhões.
Ele destacou que os serviços incluem reparos na infraestrutura dos prédios, adequações, recuperação das redes hidráulica e elétrica, pintura, climatização e ampliação. As melhorias serão feitas a partir de avaliações já realizadas e de acordo com as necessidades demandadas por cada unidade.
“Um a um eles passaram por vistoria e a partir do diagnóstico foi apurado que todas elas necessitavam de melhorias, sendo que muitas se encontravam em estado crítico. Daí a definição do prefeito em reformar integralmente as Unidades”, explicou o secretário de Saúde Cléber de Faria.
Atendimentos mantidos
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as obras estão sendo planejadas de forma a gerar o menor impacto possível na rotina de atendimentos. No caso das Unidades que serão demolidas, eventuais remanejamentos internos poderão ocorrer, mas as agendas de consultas, acompanhamentos e serviços serão mantidas.