A Secretaria de Saúde de Ipatinga deu início esta semana a mais uma etapa da campanha de vacinação contra a covid-19. Desta vez, serão contempladas as crianças a partir de 4 anos, classificadas como imunocomprometidas. Na sequência, serão vacinadas as crianças de três anos com o mesmo quadro.
São considerados os seguintes critérios para a aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças imunocomprometidas: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; Pessoas vivendo com HIV/Aids; Uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona ou equivalente, por mais de 14 dias; Uso de drogas modificadoras da resposta imune; Pacientes em hemodiálise; Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
As condições precisam ser comprovadas por meio de laudo ou relatório médico. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento ou a pessoa que estiver acompanhando a criança durante a vacinação deve apresentar autorização. Além disso, é preciso ter comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
O município de Ipatinga também continua oferecendo ao público adulto, nas Unidades Básicas de Saúde, doses de reforço. Todos aqueles que foram atendidos com a segunda dose há pelo menos quatro meses devem procurar um posto de vacinação para aumentar sua proteção contra o vírus.