Começa a valer hoje o novo modelo de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). De acordo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a mudança via trazer “maior segurança aos motoristas”. O padrão ganhará o país de forma gradual, conforme os condutores renovarem ou emitirem a segunda via do documento. A substituição não é obrigatória. A CNH brasileira terá ainda o registro das informações do condutor em inglês e em francês, facilitar o uso em outros países. Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação também terá o código internacional presente nos passaportes.
O novo padrão incluí uma tabela para identificar os tipos de veículo que o condutor pode dirigir, e informa, por exemplo, dados sobre restrições do exame médico ou de atividade remunerada. A nova CNH traz ainda recursos adicionais para o condutor e tem maior autenticidade. A partir de agora, o documento terá a cor verde amarela, tinta especial fluorescente e hologramas novos, dificultando falsificações e possíveis fraudes. Por fim, terá um QR-Code. A expedição pode ser feita tanto no formato físico, quanto no digital.
A nova CNH faz parte de uma política de transformação digital do Governo Federal. “É um documento de identidade robusto, com mais informações, segurança. A nova CNH vai facilitar a vida dos condutores dentro e fora do Brasil”, afirmou o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.